...

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Sim Não

Primeiro estilo brasileiro de cervejas!

Nosso mais novo projeto de cervejas sazonais são as Catharinas Sours, a ideia é fabricar diferentes cervejas do estilo, cada uma com uma fruta diferente! Já fizemos de goiaba e jabuticaba! Você experimentou? Agora a fruta da vez é o Abacaxi! A Catharina Sour é o primeiro estilo brasileiro de cervejas a entrar no BJCP, uma espécie de guia internacional de estilos, que serve de parâmetro para cervejarias e competições no mundo inteiro!

 

A Catharina Sour é uma cerveja de trigo, ácida, leve, de alta fermentação, baixo amargor, que tem no sabor de fruta e condimentos seu diferencial. O amargor é muito baixo, sendo a acidez e a fruta os destaques principais deste estilo. A receita “padrão” de uma Catharina Sour, aprovada pelo BJCP, inclui malte de Trigo com malte Pilsen (50% cada, em proporção que pode ser alterada pelo cervejeiro). No processo de fabricação ainda é incluí a adição de lactobacilos que proporcionam a acidez. Aqui na Prussia Bier a acidificação do mosto é feita por kettle sour. Após a mostura, fazemos uma rápida fervura de 15 min e iniciamos o resfriamento para 40°C, aerando com CO². Após atingir essa temperatura, acidificamos o mosto até o pH chegar a 4,6 quando a bactéria é, então, inoculada. Nesta fase acompanhamos a redução do pH até atingir 3,4, aí sim iniciamos a fervura!

 

A fruta é adicionada nas etapas finais da produção, podendo ser complementada com especiarias – desde que elas não sejam mais percebidas do que o aroma da fruta, que é uma característica dessa cerveja. Tecnicamente a cerveja é bem clara, podendo ser turva, com baixo índice de álcool (entre 4% e 5,5%).

 

Desde 2015, cervejarias de Santa Catarina começaram a fazer versões baseadas no estilo Berliner Weisse com o sabor de frutas como diferencial. A novidade agradou e, no ano seguinte, a Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina unificou as cervejarias em um workshop que definiu os critérios técnicos e conceituais da Catharina Sour.

 

A Catharina Sour é o primeiro estilo brasileiro de cerveja e por isso acreditamos que fazer Catharina Sour é extremamente importante: o brasileiro precisa conhecer esse estilo! Nossa contribuição para isso é o desenvolvimento dessa série de cervejas com frutas da estação. Contamos com você para disseminar o conhecimento cervejeiro e originalmente brasileiro! Aproveite e comente aí sua sugestão de fruta para a próxima cerveja!