fbpx

Red Ale: o que o michael jackson tem a ver com isso?

 

 

Nossa Red Ale é inspirada nas Red Ales Irlandesas, trazendo em destaque o malte caramelo com uma cor âmbar avermelhada. Os maltes especiais provocam no sabor e aroma um dulçor característico que se equilibra com o tostado e torrado lembrando toffee. Não é perceptível muito amargor nem aroma de lúpulo nesta cerveja, aqui quem brilha é o malte!

Com 20 IBU e 4,0% de álcool, a Red Ale é a cerveja de linha menos alcoólica da Prussia, como resultado é uma cerveja leve e fácil de beber! Ela é uma excelente porta de entrada para as cervejas artesanais! Geralmente agrada em cheio o paladar de quem não gosta tanto de cervejas amargas e fortes. Fica a dica para indicar a aquele amigo que não gosta de IPA!

A origem do estilo vem da “pão duragem” dos cervejeiros irlandeses e da criatividade de buscar soluções inovadoras! Acontece que o lúpulo é de difícil cultivo no país, assim como no Brasil, e a importação na época era cara. O uso dos maltes caramelo também era custoso, mesmo vindo da vizinha Inglaterra. Não era fácil a vidas dos cervejeiros irlandeses! Para produzir cerveja a um custo acessível aos consumidores eles passaram a utilizar cevada torrada, não maltada, no lugar dos maltes torrados.

As Bitters inglesas foram a inspiração para criação da receita de Red Ale, porém com redução significativa na carga de lúpulo e maltes, resultando em uma cerveja mais leve e de maior drinkability. O nome Red vem exatamente da cor! Graças à cevada torrada, foi possível adicionar cor avermelhada e sabor ao estilo, sem representar altos custos de produção. Foi graças a essa inovação que as Stouts irlandesas também se popularizaram! Falando em Stout, vocês gostam? Manda uma mensagem pra nós, quem sabe o estilo não entra na fila para os lançamentos sazonais?!

Como fazemos na Prussia:

Com o passar dos anos e desenvolvimento tecnológico os custos dos maltes torrados foram diminuindo e hoje são mais acessíveis! São eles que utilizamos na receita da Prussia, nossos amigos irlandeses diriam que isso é ostentação! Rsrs. Optamos pelo malte no lugar da cevada torrada pois é ele que adiciona esse sabor de toffe e caramelo, que ao nosso ver é mais agradável! A cevada torrada também pode resultar em um amargor adicional, pela torra do grão, e nossa ideia era ter uma cerveja menos amarga no portifólio!

Michael Jackson, o beer hunter!

Até o final do século XX as Irish Red Ales eram mais conhecidas apenas na Europa, mas foi o Michael Jackson o responsável pela difusão do estilo nos Estados Unidos! Mas não estamos falando do ídolo pop, seu homônimo Beer Hunter foi um dos maiores expoentes da cultura cervejeira! O inglês é referência e tem vários livros publicados sobre o tema, sem dúvidas foi um dos percursores da popularização e crescimento do mercado cervejeiro artesanal.

Michael Jackson rodava o mundo em busca de cervejas com seu programa Beer Hunter, quando chegou a Irlanda, destacou as Stouts e as Red Ales! Como a Red irlandesa se diferenciava bastante da belga, Michael Jackson a rebatizou de “Irish Red Ale” e o nome se popularizou, entrando para os guias de estilo de cervejas.

Sem dúvidas é um estilo que amamos por aqui! Agrada os mais diversos paladares: ideal para quem não curte amargor e prefere cervejas leves, mas também é excelente para uma degustação completa para quem gosta de todos os tipos de cerveja.

Conheça nossa loja virtual

Peça cerveja online e receba em casa, preço justo, direto do fabricante! Entregas em todo Brasil!!