A Lager da Prussia! | Prussia Bier ...

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Sim Não

A Lager da Prussia!

A Lager foi nossa primeira cerveja, lançada junto com a inauguração da cervejaria Prussia em novembro de 2014, essa receita encanta os mais exigentes cervejeiros e amantes de uma boa puro malte!

Contexto histórico

Mas para entender melhor a história dessa cerveja, precisamos voltar lá para o século XVI – anos 1500, pra quem confunde algarismos romanos 😉 – na época não se conhecia as leveduras, sabia-se apenas que a espuma mágica que se formava durante a fermentação poderia ser reutilizada para produção de outros lotes. Muitos achavam que a transformação do mosto em cerveja era obra de Deus, como um presente a nós, essa espuma era então apelidada de “God is good- Deus é bom”!

Na época não havia controle de temperatura durante a fermentação, e nos períodos do ano de mais calor as cervejas acabavam contaminadas por outros microrganismos, como as bactérias, que atuam em temperaturas mais elevadas. Empiricamente os cervejeiros perceberam que produzir cerveja em épocas frias era mais vantajoso para um melhor resultado sensorial.

A lei de pureza alemã datada de 1516, a Reinheitsgebot (boa sorte tentando ler essa palavra), determinava que a produção só poderia acontecer de setembro a abril, época mais fria. Isso foi uma forma de tentar garantir a qualidade da cerveja. Mas você deve estar se perguntando: poxa, eles ficavam os 5 meses de verão sem cerveja?

Claro que não! Durante os meses em que a produção era permitida, eles faziam o máximo de cerveja possível e estocavam o excedente em cavernas. No fundo das cavernas a temperatura era mais baixa e à medida que o inverno chegava ao fim, os cervejeiros colocavam grandes blocos de gelo no fundo das grutas, mantendo a temperatura fria mesmo durante o verão. Daí o nome “Lager”, que significa armazenar, estocar – vem do alemão Lagerung

Na Bavária, tornou-se hábito fermentar a cerveja em salões subterrâneos, de maneira que as leveduras foram selecionadas para fermentar melhor em baixas temperaturas. E essa tradição da fermentação a frio manteve-se, mesmo após o fim da proibição de produzir durante o verão, por volta de 1850. Essa variante de levedura acabou sendo chamada de Lager, uma particularidade é que ela não formava aquela espuma divina! Os cervejeiros recolhiam as leveduras pelo fundo do barril, por isso também são chamadas de leveduras de baixa fermentação.

As cervejas Bávaras acabaram ganhando muita notoriedade na época, pois eram únicas e diferentes das demais regiões. Uma das características destacadas pela fermentação e maturação a frio, era o sabor mais suave, mais clara e saborosa!

A Lager e a geladeira

Obviamente deva um trabalhão ficar transportando gelo para cavernas e subsolos! A convite da cervejaria Spaten, de Munique, o engenheiro Carl von Linde desenvolveu o primeiro refrigerador de uso comercial! O intuito era produzir cervejas Lagers o ano inteiro, com um melhor controle de temperatura. Agradeça, sua geladeira só existe por causa da cerveja!

Popularização

Essa cerveja de origem alemã foi se espalhando pelo mundo, e caiu no gosto de todas as nações! Essa cerveja Lager, mais clara, leve e refrescante se tornou a bebida alcoólica mais consumida do mundo! Mais recentemente, as grandes marcas passaram a produzir Lagers ainda mais suaves e neutras, em grande escala e difundindo ainda mais a bebida. Essa versão mais leve é muitas vezes chamada de Pilsen, mas não confunda com a Pilsner Tcheca, cerveja mais forte e mais lupulada, muito semelhante a Bohemian Pilsner da Prussia Bier.

O termo “Pilsen” ficou na boca do povo! As grandes marcas de cerveja, principalmente no Brasil, passaram a chamar suas cervejas assim. Se você perguntar para uma pessoa aleatória na rua: “o que é cerveja Pilsen?” Certamente terá como resposta uma cerveja clarinha, leve e pouco amarga. Algo mais próximo do que os guias de estilo chamam de “American Lagers”.

A Lager da Prussia

A Lager da Prussia Bier é aquela cerveja que não tem tempo ruim! Tem corpo leve, refrescante, fácil de beber e pouco amarga. Sua cor é um dourado brilhante surpreendente, a espuma branca e cremosa carrega o aroma do malte, lembrando biscoito e pão. Em segundo plano os lúpulos alemães contribuem para o perfeito equilíbrio! 15 IBU / 5% vol. Alc. Clique aqui e saiba mais!

Em termos de guia de estilo, essa cerveja é bem diferente das “American Lages”, esse foi um dos motivos que levou a troca de nome recente. Ele se aproxima mais de uma “International-Style Pilsener”, que é um pouco mais encorpada que a “American Lager”, mas sem deixar de lado os lúpulos nobres, que dão um sutil aroma e amargor na medida certa para todos os paladares!