fbpx

Conheça a história da medalhista English IPA

Certamente você já ouviu aquela história de que a primeira IPA foi inventada para resistir as longas viagens da Inglaterra até a Índia, pela adição extra de lúpulo e maior teor alcoólico. Mistérios ainda rondam essa versão, alguns historiadores questionam a falta de evidências concretas que provem que o cervejeiro George Hodgson (não confundir com Roger Hodgson, do Supertramp) de fato tenha inventado uma cerveja com esse perfil seco, lupulado e alcóolico intencionalmente para este fim. Há registro de que as Porters já resistiam bem às viagens até lá. Estudos alemães sobre o lúpulo também já mostravam os efeitos conservantes desse ingrediente.

Mas uma coisa é certa, o termo India Pale Ale foi primeiro utilizado em 1829, em um jornal Australiano, para denominar uma cerveja originalmente da Inglaterra que caiu no gosto dos colonos na Índia, era uma breja seca, amarga e alcoólica. As primeiras exportações de Hodgson para as Índias datam da década de 1790 e de fato se tornaram populares por lá. Essa versão de cerveja “indiana” só foi se popularizar na terra da rainha anos mais tarde.

Outro mito ainda ronda o caso de como a IPA teria chegado a Inglaterra, afinal, a produção era destinada a exportação e não o mercado local. Há quem diga que um dos navios que transportava a cerveja de Hodgson naufragou no mar da Irlanda, na costa de Lancashire. E como não se pode desperdiçar o líquido sagrado, os barris supostamente foram resgatados e a cerveja vendida ali mesmo na cidade vizinha, Liverpool.

Contam que o pessoal de Liverpool pirou nessa cerveja mais lupulada e intensa, ainda mais porque a cerveja devia estar fresquinha, recém embarrilada na fábrica. A história é até legal e da uma misticidade à cerveja né? Mas infelizmente terei que dizer que não há evidências concretas de que essa tenha sido a primeira experiência do mercado local inglês com as amadas India Pale Ale.

A História da nossa English IPA medalhista

Deu pra ver que a IPA é um estilo de cerveja que carrega consigo histórias e tradições centenárias, que envolvem importantes épocas da história mundial. Com a nossa English IPA não podia ser diferente! Temos orgulho de contar as histórias que a envolvem!

Nascida em 7 de fevereiro de 2017, nossa English IPA chegou em grande estilo: Iniciando a série de rótulos do “Reino da Prussia”, que substituíram os animais alados, da nossa identidade visual anterior. A receita foi testada em uma edição do Projeto Experimente, um evento cervejeiro tradicional de BH – a novidade foi um sucesso! Não tivemos dúvidas sobre introduzir a receita em nosso portfólio.

Em menos de um ano a English IPA nos trouxe um grande trunfo: o primeiro prêmio internacional da Prussia! Medalhista de bronze na Copa Cervezas de América no Chile, a receite obteve a maior pontuação entras as IPAs do continente!

 

Mas essa história não acaba aí! Antes do concurso passamos por altas emoções! 

Fernando, um dos fundadores da Prussia conta como foi o perrengue:

“Conheço o José Antônio (pai), a Vilma (mãe) e André (filho) desde 1987… Éramos vizinhos em João Monlevade. Moramos lado a lado por dez anos, até nos mudarmos para SGRA em 1998. Muita coisa mudou neste meio tempo, a Transportadora deles, que já era um sucesso, cresceu, expandiu suas fronteiras e nós começamos o projeto Prussia nesses anos sem contato. Do dia da nossa mudança para SGRA até o reencontro em 2017 foram 19 anos… e que reencontro! Marcou nossas vidas!

Era o penúltimo dia para mandar as cervejas para a Copa das Cervezas. O centro de recebimento era em SP. Estávamos pra ficar doidos, quase pegando um carro para levar, pois não achávamos nenhuma transportadora que topasse ou que tivesse horário compatível com a nossa necessidade… foi aí que me lembrei da ETM!

Liguei para o André. Aquela ligação cheia de emoção. Dois adultos que se falaram pela última vez quando eram crianças! Depois de alguns minutos falando da vida expliquei a situação e André disse: “Trás pra cá. Vai estar lá amanhã!” Etapa resolvida! Cerveja no Chile, copa rolando e a primeira medalha Prussiana vem em 21 de outubro de 2017 com a nossa English IPA. Emoção a flor da pele, todo time vibrando, tínhamos feito algo muito relevante. Mandei uma mensagem pro André, agradecendo e tudo..”

Degustação Doutor Breja

4Pack de IPAs


Quando tivemos a ideia de lançar uma Pack de latas com quatro IPAs diferentes, não tivemos dúvidas! A English IPA tinha que ser uma delas. Repaginamos o rótulo para a lata, mantendo as cores e o castelo de fermentadores, que faz referência a nossa fábrica de cerveja artesanal em São Gonçalo do Rio Abaixo! Conheça o projeto!