fbpx

Hefeweizen, a cerveja de trigo Bávara

 

Quando se fala em “cerveja de trigo” talvez a primeira cerveja que vem a sua mente seja a cerveja de trigo típica da Bavária, no sul da Alemanha. Aquela cerveja turva, clara servida nos tradicionais copos altos de 500ml. Porém existem outros estilos de cerveja que levam o malte de trigo como principal grão. Tem a belga Witbier, a também alemã Berliner Weisse e, ainda, a brasileira Catharina Sour

E foi a Hefeweizen alemã que nos abriu as portas para o universo cervejeiro, e provavelmente o mesmo aconteceu com você! Esse foi o primeiro estilo que tomamos, diferente das Pilsen levinhas, das cervejarias de massa, que dominavam o mercado nacional. Bem antes de abrir a Prussia, as cervejas que chegavam aqui no Brasil eram importadas e custavam caro, não era essa riqueza de variedade que encontramos nos supermercados hoje em dia!

A cerveja de trigo caiu no gosto do Brasileiro! E não é por menos, são cervejas leves, pouco amargas, mas ao mesmo tempo carregam uma complexidade de aromas e sabores que é intrigante e convidativa ao próximo gole! A experiência é tão agradável que aguça a curiosidade para conhecer outros estilos de cerveja, e aí não tem mais volta, você nunca mais vai beber cerveja do mesmo jeito!

Democratizando o acesso e levando mais pessoas a experimentarem cervejas artesanais, a Hefeweizen se tornou uma porta de entrada ao mundo cervejeiro! Ironicamente, no século XV, o trigo era reservado apenas para produção de pães, fazendo que sua utilização na cerveja fosse exclusiva à nobreza. Esse monopólio real da produção de cerveja de trigo, na Alemanha, durou até o século XIX, e desde então ganhou popularidade em todo território se tornando um verdadeiro símbolo nacional.

Segredos da produção

A seleção de ingredientes especiais dá o charme a essa cerveja e está tudo no próprio nome! Hefeweizen vem do Alemão, onde Hefe significa levedura, e Weizen trigo! Se você está se perguntando como fala esse palavrão, é bem simples, a pronúncia é: Refe-Vaizen! Mais fácil falar cerveja de trigo kkkk.

Trigo

O trigo é um grão peculiar. Digamos que ele não foi feito para se fazer cerveja, é ideal para pães! Por não ter casca e ser rico em proteínas, ele dificulta bastante o processo de produção da cerveja. A cevada por outro lado é o contrário, muito boa para cerveja e ruim para pães. Para produção da cerveja de trigo, mistura-se os dois grãos! Usamos pouco mais da metade de Grãos de malte de trigo alemães e a outra parte em maltes de cevada.

O trigo proporciona uma sensação de maciez no paladar, e contribui para a formação de abundante espuma branca, símbolo desse estilo! Ele também traz uma leve acidez e delicadeza suave!

Levedura

É na fermentação que a mágica acontece! O aroma frutado de banana e cravo são marcantes nas Hefeweizen e são subprodutos do metabolismo das leveduras. Elas fermentam os açucares do mosto, transformando-os em gás carbônico, álcool, compostos fenólicos e ésteres que compõe esse agradável aroma característico!

Aqui na Prussia fazemos a receita seguindo a tradição, sem filtrar. Isso resulta em uma turbidez, mas sem perder o brilho e coloração amarelo forte! Parte da levedura vai para a garrafa e deve ser servida junto com a cerveja, adicionando mais sabores terrosos e frutados, é uma delícia!

A Taça Weizen!

Desenvolvido especificamente para as cervejas de trigo alemãs, o copo ressalta as qualidades desse estilo! A altura chama atenção! De base estreita e alongada, ganha espaço no topo para acomodar a volumosa espuma branca e macia! Esse formato favorece a liberação dos aromas que lembram banana e cravo.

O tamanho é calculado. Segundo a tradição, o serviço deve ser feito individualmente, a garrafa é exatamente do tamanho do copo. E deve ser servida inteira no copo, incluindo o fundo de leveduras que sobram na garrafa, acrescentando mais aroma e sabor! 

 

Em nossa loja virtual você encontra a taça e a cerveja com preços incríveis! Confira: