fbpx

Como surgiu a brut ipa?

 

Um estilo moderno que surgiu na Califórnia e vem ganhando bastante espaço no mundo cervejeiro: a Brut IPA.

Como uma IPA americana, chama bastante atenção pelo aroma cítrico e frutado, o que a diferencia das demais receitas tradicionais é o corpo extremamente leve, trazendo uma incrível refrescância, ideal para os dias de calor! Outro ponto marcante é a carbonatação um pouco mais intensa, o que possibilita a formação de perlage, borbulhas de gás, simbólicas dos champagnes e espumantes! Daí vem o Nome “Brut IPA”.

A concepção do estilo e primeira receita elaborada foi por Kim Sturdavant, um cervejeiro Americano. Sua ideia era criar uma India Pale Ale que fizesse contraponto às New England IPA, que estavam na moda em 2018. As New England tinham como característica o corpo bastante presente, são cervejas mais encorpadas, quase um suco de lúpulo, as juicy IPAs!

A grande sacada do cervejeiro foi utilizar uma enzima: Amiloglucosidase! Essa enzima já era utilizada na indústria cervejeira para auxiliar as leveduras no processo de fermentação das cervejas Hight Gravity, as com mais de 10% de teor alcoólico.  Porém ao aplicar em uma cerveja de baixa densidade, o resultado foi uma IPA com extrato final de 0°P! Ou seja, a Brut IPA não tem açucares residuais, é tudo convertido em álcool pelas leveduras.

mas na prática o que significa uma cerveja com 0° Plato?

O que acontece é uma cerveja extremamente leve e seca! Logo após o gole a sensação de boca é de “quero mais”. Essa sensação tátil intensifica a percepção de amargor, a nossa Brut IPA tem 23IBUs, mas é normal parecer que tem mais! E isso agrada em cheio os amantes do lúpulo e das India Pale Ale.

Como toda IPA, não podemos deixar de falar de lúpulo!

Aqui na Prussia escolhemos os lúpulos Centennial, Citra e Simcoe para dar cara a De Boa na Lagoa! Nossa intenção aqui foi trazer bastante aroma, mas com um perfil mais sofisticado e refrescante. Queríamos que o aroma de alguma maneira combinasse com essa sensação frisante da Brut e exploramos notas de frutas cítricas, como uva cabernet, abacaxi e maracujá! Mesmo sem a adição dessas frutas, é a mágica dos lúpulos americanos.

De Boa na Lagoa

A história da nossa Brit IPA começou em 2018, desenvolvemos a receita no final do ano e o lançamento ficou para janeiro de 2019. Na época ela não tinha nome, era para ser uma cerveja sazonal, porém a aceitação do público foi tamanha que decidimos promovê-la para cerveja de linha!

Ela foi rebatizada para De Boa na Lagoa, ganhou esse lindo rótulos e juntou o time das 4 IPas que formam o 4Pack!

4Pack de IPAs