fbpx

Porque faremos uma Oktoberfest em maio?

Está chegando a hora do lançamento da nossa sazonal da temporada, a Marzen Oktoberfest! Mas ué, mas Oktoberfest nessa época do ano? Já vou te explicar!

Não, nós não estamos ficando doidos. Na verdade foi tudo ideia de um(a) prussiano(a) que nós NÃO SABEMOS QUEM É (HELP! Apareça, queremos falar com você!). Este ou esta cliente mandou uma mensagem pra gente lá naquela pesquisa que enviamos perguntando quais cervejas vocês queriam que fosse lançada, e aí essa pessoa maravilhosa deu essa dica incrível que nos inspirou, mas o formulário não perguntava nome, então ainda é um mistério.

A origem da Marzen se dá nos meados do século XVI, quando em 1516 a Reinheitsgebot, lei de pureza da cerveja alemã, determinava que a produção só poderia acontecer de setembro a abril, época mais fria do ano. Isso foi uma forma de tentar garantir a qualidade da cerveja, como não existiam refrigeradores artificiais, as cervejas produzidas nos meses de calor não fermentavam corretamente e estragavam com frequência.

Só porque não era permitido fabricar cerveja não significa que eles ficavam sem beber! Com a aproximação dos meses de Março e Abril os cervejeiros davam um gás para produzir mais cerveja e consumir todo o estoque de matéria primas, maltes e lúpulos. Essa produção era estocada e consumida aos poucos durante os meses de calor.

Como era necessário gastar toda a matéria prima, esses lotes de março recebiam uma dose extra de lúpulo e malte, resultando em uma cerveja um pouco mais encorpada, alcoólica e amarga que as habituais. Isso também impactava a cor, ficando um pouco mais escuras, puxando ao âmbar e acobreado! Foi daí que surgiu o nome Märzenbier: cerveja de março em alemão.

E onde a Oktoberfest entra na história?

Em 12 de outubro 1810 o príncipe Ludwing da Bavaria e a princesa Therese de Hildburghausen, outro ducado Germânico (na época ainda não existia o país Alemanha), se casaram e para celebrar fizeram uma grande festa regada a cerveja: essa mesma produzida em março! A festança foi tão boa que resolveram repetir nos anos seguintes, e se tornou uma grande tradição, que hoje é a Oktoberfest!

Com o passar dos anos a Märzenbier se tornou a cerveja símbolo da Oktoberfest, isso pois seu perfil sensorial combina perfeitamente com a estação de setembro/outubro na Alemanha, o Outono!

Mas Oktoberfest em maio?

Foi pensando nesse match entre cerveja e clima mais ameno que resolvemos antecipar a cerveja para o nosso outono, respeitando sua origem. É a cerveja perfeita para a estação. Com 5,8% de abv e 21 IBUs é o equilíbrio entre os lúpulos nobres e o dulçor da complexa base de maltes caramelos! Proporciona amargor na medida que aliado ao perfil mais encorpado pede o próximo gole sem perder o frescor. Uma Lager saborosa e diferencia, seguindo a tradição alemã.

O que esperar da Marzen da Prussia?

No ano de 2018 também fizemos uma Marzen para a Oktoberfest, que por coincidência é bem pertinho do nosso aniversário, em novembro. A receita foi servida em nossa primeira festa e foi um sucesso! Vou deixar com vocês algumas palavras do humorista e Beer Sommelier Mario Alaska:

“Comecei pela Marzen e já abro o papo deixando claro que ao primeiro gole vi que tinha encontrado alí a minha companheira de festa. A cerveja do dia. Do lado de fora do galpão da fábrica, o chef Kiki Ferrari e a equipe do A Brasa Banquetes preparavam o churrasco que nos seria servido, e o cheiro de madeira queimada tomava conta do ambiente. Combinação perfeita com uma cerveja com malte torrado, um toffe no final, refrescante, sem aquele ataque de lúpulos do novo mundo. Drinkability ou drinkabilidade perfeita pra beber de 10 da manhã até as 4 e meia da tarde, horário da saída do nosso transporte pra estação.”

Você pode ler o post dele completo no site o Tomei Gosto!

Toques especiais:

Um dos segredos para dar mais complexidade no sabor sem perder a drinkability é a base de maltes da receita!

Utilizamos quatro maltes especiais, com destaque para o Malte Melanoidina, importado da Alemanha e responsável por alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Esse malte é rico em dextrinas, isso é natural do seu processo de fabricação. Ele dá a cerveja uma cor avermelhada além de reforçar a natureza encorpada da cerveja! É o que proporciona o charme característico da Marzen!