Pilsen e Lager são a mesma coisa? | Prussia Bier ...

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Sim Não

Pilsen e Lager são a mesma coisa?

Tenho certeza de que você já ouviu/leu essas duas palavrinhas por aí! Muita gente pergunta se elas são sinônimas, de fato há uma certa confusão no mercado cervejeiro, deixando a entender que ‘Pilsen’ e ‘Lager’ são cervejas leves, claras de espuma branca. Mas isso nem sempre é verdade! Acompanhe o texto que vamos explicar!

Vamos começar falando o que é Lager. É um termo bem amplo, que designa uma família de cervejas! Todas as cervejas que você conhece são divididas em três grandes grupos: Lager, Ales e Lambics. Funciona mais ou menos como aquela divisão da biologia! Reino, filo, classe…..está lembrando? O que determina a qual das famílias a cerveja pertence é o tipo de levedura utilizada no processo de fermentação:

  • Ales: As primeiras cervejas eram dessa família! São as chamadas, Saccharomyces cerevisae, leveduras de alta fermentação, já que durante este processo, grande parte as células acendem ao topo do fermentador. A depender da linhagem atuam na faixa ótima de 16 a 26 °C, destacando como aroma limpo, neutro, frutado ou fenólico.
  • Lagers: Estilos de cerveja mais modernos que ganharam força à medida que a tecnologia de resfriamento se desenvolveu. Saccharomyces uvarum, leveduras de baixa fermentação, não formam a espuma no topo do fermentador, com as de alta fermentação. A definição mais moderna classifica as leveduras Lagers como as que têm capacidade de fermentar a melibiose. Tem fermentação otimizada, nas temperaturas mais baixas, entre 9-14 °C. Propiciando aromas mais limpo, neutro, floral ou maltado.
  • Lambics: Estilos de cerveja que contam com leveduras ditas selvagens, com participação de fermentação espontânea e até mesmo bactérias. São as chamadas Brettanomyces, ou Brett para os íntimos! Aqui destaca-se a acidez e aromas de estábulo, cela de cavalo e madeira mofada. Pode parecer estranho, mas resultam em cervejas complexas e saborosas!

Neste artigo vamos focar nas Lagers, que, portanto, englobam vários estilos de cervejas, como as Doppelbocks, Dukels e Pilsens! As duas primeiras, são cervejas escuras, de sabor maltado, bem longe daquela ideia de cervejas leves e claras, do senso comum. As Doppelbocks, inclusive podem chegar a 10% de teor alcoólico.

Pilsen!

Como já aprendemos, as Pilsen são um estilo de cerveja pertencente à família das Lagers! Ela surgiu em uma cidadezinha de mesmo nome na República Tcheca XIX. Originalmente era uma cerveja de teor alcoólico mais elevado e com presença marcante do lúpulo, tanto no amargor quanto no aroma. A nossa Bohemian Pilsner se aproxima bastante dessa versão Tcheca!

Essa cidade de Pilsen não pode ficar de fora dos roteiros de viagens cervejeiras pela Europa! A 100km da capital Praga, ligadas por ferrovia e uma excelente estrada, fazer um bate volta é obrigação para os cervejeiros de plantão! Não perca a oportunidade! #ficaadica.

Versão moderna:

No século XX essa versão de Pilsen Tcheca foi perdendo intensidade, criando uma cerveja mais leve e pouco amarga, que se popularizou e espalhou-se pelo mundo, sendo a bebida alcóolica mais consumida! O termo “Pilsen” ficou na boca do povo! As grandes marcas de cerveja, principalmente no Brasil, passaram a chamar suas cervejas assim. Se você perguntar para uma pessoa aleatória na rua: “o que é cerveja Pilsen?”. Certamente terá como resposta uma cerveja clarinha, leve e pouco amarga. Algo mais próximo do que os guias de estilo chamam de “American Lagers”.

A nossa Pilsen fica no meio do caminho! Ela não é tão lupulada quanto a Pilsen Tcheca – nossa Bohemian Pilsner – e é mais maltada que as American Lagers, ela é um pouco difícil de classificar nos Guias de estilo, mas o mais importante é que resulta em uma receita que caiu no gosto da galera! Nossa campeã de vendas! Mas se quiser a experiencia da Pilsen original, a Bohemian está aí, com seu dry hopping do lúpulo Saaz, de origem Tcheca!